Militares russos que trabalhavam na região da Carcóvia destruíram um obuseiro M777 americano que estava pronto para atacar, nesta quinta-feira (1º).
"O trabalho bem coordenado de inteligência, observadores de artilharia e unidades de artilharia das Forças Armadas russas nos permitiu detectar e destruir o obuseiro M777 do inimigo pronto para o trabalho", disse uma fonte da unidade de artilharia.
Mais cedo, o Ministério da Defesa russo anunciou a destruição de um pelotão de obuseiros M777 americanos perto da vila de Andreevka, na região de Kherson.
Os Estados Unidos e seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estão fornecendo a Kiev obuseiros M777 de 155 mm, que as Forças Armadas da Ucrânia usam para bombardear cidades e vilas em Donbass, causando mortes de civis. Moscou afirmou repetidamente que o fornecimento de armas ocidentais apenas prolonga o conflito, e o transporte de armas se torna um alvo legítimo das Forças Aéreas russas.
Desde 24 de fevereiro, a Rússia realiza uma operação especial para desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que sua tarefa é proteger as pessoas que foram submetidas a abusos e genocídio pelas autoridades de Kiev por oito anos. O objetivo final é a libertação do Donbass e a criação de condições que garantam a segurança da própria Rússia.