Panorama internacional

Etiópia pode aderir em breve ao sistema de pagamento russo Mir, diz embaixador

Na sexta-feira (2), o embaixador etíope na Rússia, Alemayehu Tegenu Aargau, afirmou que a Etiópia está interessada em vários mecanismos de comércio com a Rússia, incluindo a introdução de cartões de pagamento Mir.
Sputnik
Questionado sobre as perspectivas de introdução de cartões do sistema de pagamento Mir no país, o embaixador Aargau afirmou que a Etiópia pode "usar qualquer mecanismo para negociar com a Rússia".
Em junho, Aargau afirmou à Sputnik que a Etiópia poderia se juntar ao novo sistema de pagamento internacional independente da Rússia, caso países como China e Turquia também decidam participar.
Cartões de crédito da bandeira russa Mir, alternativa às ocidentais Visa e Mastercard (foto de arquivo)
O Banco da Rússia desenvolveu seu próprio sistema de pagamento chamado Mir em 2015, em meio à pressão das sanções ocidentais. Este ano, a Rússia já negociou a aceitação de seus cartões Mir em diversos países. Entre eles estão Vietnã, Turquia, Armênia, Coreia do Sul, Uzbequistão, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Ossétia do Sul e Abkházia.
No mês passado, as autoridades iranianas disseram que os pagamentos feitos com cartões bancários Mir da Rússia estavam prestes a serem aceitos no Irã. Também em agosto, a mídia informou que a Índia e a Rússia estavam discutindo a possibilidade de aceitação mútua dos sistemas nacionais de pagamento RuPay e Mir. Recentemente, o embaixador de Angola na Rússia também sinalizou que Luanda poderia aderir ao sistema russo.
Comentar