Panorama internacional

No caminho para restaurar relações diplomáticas, Israel recupera serviço aéreo com Turquia

O governo de Israel aprovou um acordo para retomar as conexões aéreas com a Turquia, informou o primeiro-ministro israelense Yair Lapid.
Sputnik

"O governo aprovou hoje [4] um acordo para restabelecer as conexões aéreas entre a Turquia e Israel. A partir de agora, as companhias aéreas israelenses poderão pousar e decolar de Istambul, além de outros destinos na Turquia", escreveu Lapid em sua conta do Twitter.

No dia 22 de agosto, o jornal Yediot Ajronot informou que os voos para Istambul começariam em setembro e também decolariam duas vezes por semana para Antália.
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, afirmou em meados de agosto que a Turquia decidiu nomear um embaixador em Israel, bem como restaurar as relações diplomáticas entre os dois estados, e que Lapid emitiu uma declaração nesse sentido.
As relações entre os dois países passaram por uma profunda crise após o incidente do navio Mavi Marmara em 2010, que foi interceptado por Israel no Mediterrâneo quando estava a caminho da Faixa de Gaza com ajuda humanitária.
Panorama internacional
Após 12 anos, navio de guerra da Turquia atraca em Israel pela 1ª vez (VÍDEO)
Durante o embarque do comando israelense, nove ativistas que estavam a bordo do navio de bandeira turca foram mortos.
Em maio de 2018, a Turquia retirou seu embaixador de Israel e pediu àquele país que fizesse o mesmo, após manifestações violentas na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza.
As manifestações foram realizadas para marcar o aniversário da mudança da embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém e deixaram 59 palestinos mortos e mais de 2.700 feridos.
O processo de reaproximação e restabelecimento das relações entre os dois países começou em 2022, quando o presidente israelense Isaac Herzog e sua esposa fizeram uma visita de Estado a Ancara em março a convite do presidente turco Recep Tayyip Erdogan.
Comentar