O ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, disse hoje (14) que transmitiu ao seu homólogo norte-americano, Lloyd Austin, que a Índia está preocupada com a decisão dos Estados Unidos de fornecer um pacote de equipamentos para a frota de caças F-16 do Paquistão.
Eu transmiti a preocupação da Índia com a recente decisão dos EUA de fornecer um pacote de sustento para a frota de F-16 do Paquistão. Esperamos continuar o diálogo com o secretário [Lloyd] Austin para consolidar ainda mais a parceria Índia-EUA.
Na quarta-feira passada (7), o departamento de Estado dos EUA permitiu a venda potencial ao Paquistão de partes do caça F-16 valendo US$ 450 milhões (R$ 2,36 bilhões). A luz verde para a venda "servirá os objetivos da política externa e de segurança nacional dos EUA" disse o órgão, conforme noticiado.
O Paquistão, que como a Índia tem armas nucleares, depende fortemente de jatos fabricados na China, mas os F-16 continuam sendo os mais eficazes e avançados em sua frota, segundo a Reuters.
Os dois países sempre têm tensões envolvidas devido a disputada região da Caxemira. A relação piorou depois que Nova Deli revogou o status especial de Jammu e Caxemira em agosto de 2019, levando o Paquistão a proibir o comércio bilateral com seu vizinho.