Ciência e sociedade

Para competir com SpaceX, China aumenta financiamento de seu avião espacial

Lançamento de foguete Longa Marcha 2F do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na China, em 15 de setembro de 2016
Enquanto a "rival" norte-americana SpaceX, do empresário Elon Musk, está desenvolvendo veículos movidos a foguetes para viagens de alta velocidade entre continentes, a China comunicou que aumentará seus investimentos em tecnologia de voo hipersônico.
Sputnik
O maior financiador de pesquisas científicas da China disse que apoiará e fornecerá mais dinheiro ao projeto de desenvolvimento de tecnologia de voo hipersônico civil. Anteriormente as pesquisas eram majoritariamente financiadas pelos militares chineses.
A Fundação Nacional de Ciências Naturais da China aprovou "uma quantia que não foi revelada", conforme escreveu o South China Morning Post, para financiamento do projeto de transporte suborbital a partir do uso de tecnologia hipersônica.
A China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) anunciou um plano para um veículo suborbital que pode transportar dez passageiros para qualquer lugar do planeta até 2035.
A capacidade da aeronave hipersônica será expandida para 100 passageiros até 2045, o que colocaria a China na vanguarda do transporte global e das viagens espaciais.
Blue Origin (foto de arquivo)
Ciência e sociedade
Foguete de empresa de Bezos cai após decolagem (VÍDEO)
Tradicionalmente a pesquisa hipersônica da China é financiada pelos seus militares, sendo que vários tipos de armas hipersônicas, incluindo mísseis antinavio, foram implantados pelo Exército e Marinha da China nos últimos anos.

"Este é o primeiro grande projeto aeroespacial aprovado pela Fundação Nacional de Ciências Naturais da China", disse a Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento em um comunicado na quinta-feira (15).

Segundo a contratante, o sistema poderá viajar entre continentes em uma hora, dando origem a novas indústrias, como de turismo espacial e transporte global de alta velocidade.
O avião suborbital da China será movido por um motor de respiração aérea, tornando-o mais eficiente do que os rivais movidos a foguetes.
Ciência e sociedade
Estudo chinês diz que telescópio FAST recebeu possíveis mensagens do espaço
O sistema contará com aeronaves que decolam e pousam em uma pista como um avião comum, mas com a capacidade de cumprir um determinado trajeto em uma velocidade cerca de cinco vezes maior que a do som em grandes altitudes.
O projeto posiciona a China em uma "corrida hipersônica" com os Estados Unidos, com o transporte por longas distâncias em alta velocidade se transformando em um novo foco de pesquisa no campo aeroespacial.
Enquanto isso, a SpaceX investiu bilhões de dólares para desenvolver o porta-aviões superpesado Starship e planeja fornecer transporte global de alta velocidade de uma hora até o ano de 2028.
China trabalha para desenvolver míssil hipersônico capaz de atingir carro em movimento
Comentar