No âmbito da 77ª sessão da Assembleia-Geral da as Nações Unidas, o presidente da Bolívia, Luis Arce, reuniu-se com seu homólogo do Irã, Ebrahim Raisi, para avaliar um plano estratégico que inclui diversas áreas de cooperação.
"Em Nova York, nos encontramos com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi. Avaliamos o fortalecimento do comércio na reconstrução pós-pandemia [da COVID-19] e um plano estratégico que inclui saúde, cultura, educação, agência espacial, agricultura e telecomunicações", relatou Arce em sua conta no Twitter.
A Bolívia estabeleceu relações diplomáticas com o Irã em 2007 durante o governo do ex-presidente Evo Morales (2006-2019). Desde então, a cooperação e a transferência de tecnologia de Teerã aumentaram principalmente nas áreas de educação, saúde e comércio.
Arce também está programado para se reunir com o presidente espanhol Pedro Sánchez; da Eslovênia, Borut Pahor e com secretário-geral da ONU, António Guterres.
Sobre a Assembleia-Geral, o evento contou com a abertura tradicional feita pelo Brasil, na qual discursou o presidente Jair Bolsonaro.