Irã revela 2 novos mísseis balísticos, Rezvan e Khaybar Shekan: 'Avanços substanciais'

A Força Aérea iraniana apresentou dois novos mísseis balísticos, Rezvan e Khaybar Shekan, durante os desfiles das Forças Armadas do país no âmbito da Semana da Defesa Sagrada, informou a agência de notícias iraniana Tasnim.
Sputnik
O Rezvan é um míssil superfície-superfície (SSM, na sigla em inglês) de estágio único, com alcance de até 1.400 quilômetros. De acordo com a mídia, ele pode ser lançado a partir de "uma variedade de plataformas fixas e móveis".
Já o Khaybar Shekan é um sistema de alta precisão e agilidade, com alcance de 1.450 quilômetros. Segundo a Tasnim, esse modelo é "capaz de atingir seus alvos com precisão" e está entre os mísseis de longo alcance de terceira geração desenvolvidos e fabricados por especialistas militares da Divisão Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).
Além disso, o Khaybar Shekan usa propelentes sólidos e, de acordo com a agência, é capaz de transpor escudos antimísseis, com alta capacidade de manobra em seu estágio de pouso.
A mídia escreve que, nos últimos anos, especialistas e técnicos militares iranianos realizaram "avanços substanciais" na fabricação de uma ampla gama de equipamentos, tornando as Forças Armadas autossuficientes em armamentos.
Aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, durante encontro com Ebrahim Raisi, presidente do Irã, e seu gabinete (fora da foto), em Teerã, em 28 de agosto de 2021. Foto de arquivo
Autoridades iranianas têm alertado que o país não hesitará em fortalecer suas capacidades militares, incluindo seus mísseis, reforçando que as capacidades de defesa da república islâmica nunca estarão sujeitas a negociações.

"A Defesa Sagrada provou que a proteção do país e a dissuasão podem ser alcançadas por meio da resistência, não da rendição", disse o líder.

Panorama internacional
Irã importará 9 milhões de metros cúbicos de gás russo por dia
Comentar