"Quanto à declaração do presidente dos EUA, eu considero absolutamente inapropriado o seu início [...] Inapropriado não porque eles não têm nada para fazer ou não têm o direito de falar em relação a outros países [...] É que ele começou por uma alegada citação do presidente russo. Nós, como sempre o fazemos, começamos a conferir as palavras de Biden. Biden disse isso certamente, enquanto o presidente russo não disse isso", constatou a diplomata no programa Solovyov Live.
Conforme ressaltou Zakharova, o presidente dos EUA "firmou o que agora está sendo propagado pelas mídias estadunidenses".
"Isso é uma ligação absolutamente propagandística que é imposta ao público, à opinião pública, ao contrário do que foi realmente dito", resumiu a representante oficial da entidade.
Na véspera (21) à noite, Joe Biden, ao discursar na Assembleia Geral da ONU, afirmou que o presidente russo supostamente teria ameaçado usar armas nucleares, e com isso Moscou negligenciaria o regime de não proliferação.
Esta declaração foi feita algumas horas depois do discurso de Putin à nação, no qual o líder russo disse que o Ocidente ultrapassou todos os limites em sua retórica antirrussa e que se ouvem constantemente ameaças contra a Rússia. O presidente ressaltou que o Ocidente até utilizou a "chantagem nuclear". Putin lembrou aos EUA e seus aliados na OTAN que a Rússia supera em certos componentes o equipamento militar estrangeiro e avisou os que tentam ameaçar a Rússia com armas nucelares que "a rosa dos ventos pode virar em sua direção".