Panorama internacional

Lavrov: Rússia espera que Turquia e ONU consigam remover obstáculos à exportação russa de grãos

Na Assembleia Geral da ONU, ministro das Relações Exteriores da Rússia ressalta que o grão russo desempenha um papel incomensuravelmente maior do que o grão ucraniano.
Sputnik
A Rússia espera que o secretário-geral da ONU, António Guterres, e a Turquia consigam que os Estados Unidos e a Europa removam os obstáculos às exportações de grãos e fertilizantes da Rússia para os mercados mundiais, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, neste sábado (24).

"Agora esperamos que tanto o secretário-geral da ONU quanto o lado turco, já que são partes do acordo, consigam que europeus e americanos removam os obstáculos que mencionei para a implementação da parte russa do acordo", disse Lavrov, na Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

De acordo com Lavrov, o grão russo desempenha um papel incomensuravelmente maior do que o grão ucraniano.
Panorama internacional
Pacto AUKUS apresenta riscos de proliferação nuclear, diz enviado na ONU chinês
O chanceler acrescentou que 300 mil toneladas de fertilizantes estão retidas nos portos europeus, e as empresas russas estão dispostas a abrir mão dos direitos sobre esses fertilizantes para que possam ser enviados para países em desenvolvimento necessitados.
Após a reunião, em coletiva a repórteres, Lavrov comentou a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) através do Mar da China Meridional.
"Eles anunciaram que a Otan está comprometida com a segurança do Indo-Pacífico, o que significa que a próxima linha de defesa da Otan será traçada no Mar da China Meridional. Não tenho dúvidas sobre isso", disse ele a repórteres.
Lavrov disse em agosto que o pacto militar AUKUS, alcançado pela Austrália, Reino Unido e Estados Unidos no ano passado, visava promover os interesses da Otan na região. Segundo ele, isso coloca o bloco militar em rota de colisão com a China.
Comentar