Segundo Cavosoglu, o líder russo sugeriu uma nova variante de negociações com a Ucrânia aos seus colegas na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês) em Samarcanda, Uzbequistão. O ministro das Relações Exteriores turco acrescentou que, a cada dia que passa, a perspectiva de realização de negociações está se tornando cada vez mais complicada.
"Ao longo das negociações com o nosso presidente, o senhor Putin falou sobre a possibilidade de voltar às negociações com Kiev, mas sob as novas condições", comunicou Cavusoglu durante uma coletiva de imprensa em Tóquio.
Ao longo de muitos meses, a parte ucraniana tem repetidamente rejeitado negociações com a Rússia sobre o fim da operação militar especial. Conforme os líderes ocidentais, as negociações com a Rússia estão atualmente fora de questão para a Ucrânia, já que, na sua opinião, o conflito deve ser resolvido apenas no campo de batalha. A parte russa, por sua vez, tem chamado atenção para o facto de o posicionamento da Ucrânia e dos países ocidentais, que a apoiam, apenas prolongar as hostilidades.