Poucos minutos depois do fim da contagem em Zaporozhie, a região de Kherson anunciou o término da apuração. Com 87,05% dos votos favoráveis, a população de Kherson também optou pelo ingresso à Rússia.
Em seguida, foi a vez de a República Popular de Lugansk (RPL) confirmar a apuração de 100% dos votos. Na região, o apoio à adesão à Rússia foi de 98,42%.
Mais tarde, nesta terça-feira (27), a República Popular de Donetsk (RPD) também concluiu sua apuração. Com 99,23% de apoio, a taxa de votos favoráveis superou as das demais regiões.
Quatro referendos foram realizados entre os dias 23 e 27 de setembro nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) e nas regiões de Zaporozhie e Kherson, que são controladas por militares russos. As votações já vinham sendo especuladas nas semanas anteriores pelas administrações locais.
Os referendos ocorrem em meio à operação militar especial russa, deflagrada em fevereiro após anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, do reconhecimento da independência da RPD e da RPL. Ambas as repúblicas solicitaram assistência militar à Federação da Rússia devido a violações de cessar-fogo por parte das forças ucranianas.
O vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação da Rússia, Dmitry Medvedev, comemorou os resultados e desejou boas-vindas às novas regiões.
"Os referendos terminaram. Os resultados são claros. Bem-vindo ao lar, à Rússia!", escreveu Medvedev nas redes sociais.