O Exército da Coreia do Sul informou que o lançamento do míssil foi detectado ao passar em direção ao mar do Japão. O relatório, entretanto, não definiu quantos mísseis foram lançados, ou o seu local de lançamento.
A demonstração de força norte-coreana ocorre na sequência de exercícios militares entre os EUA e a Coreia do Sul, que envolvem submarinos, porta-aviões e outros equipamentos.
Além disso, ocorre também durante a visita da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, à região que separa as duas Coreias, uma zona desmilitarizada.
Na semana passada, a Coreia do Norte disparou seis mísseis em quatro testes, fazendo 20 mísseis balísticos e dois testes de mísseis de cruzeiro desde o início do ano.
Este é o terceiro relato de lançamento de míssil balístico pela Coreia do Norte apenas nesta semana, já que, na quarta-feira (28), a agência Yonhap sugeriu que Pyongyang teria lançado dois mísseis balísticos de curto alcance.
Na quinta-feira (29), a agência de notícias Kyodo informou que um projétil foi supostamente lançado em direção ao mar do Japão, também conhecido como mar do Leste, e, de acordo com relatos, caiu fora da zona econômica exclusiva japonesa.