Elmano de Freitas é formado em direito e é filiado ao PT desde 1989. Antes de iniciar sua trajetória política, participou em trabalhos sociais na organização Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica.
Também trabalhou na Rede Nacional de Advogados Populares (Renap) e na defesa jurídica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Iniciou sua trajetória política atuando como secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT, 2005–2013).
Em 2012, candidatou-se a prefeito de Fortaleza, pelo PT, para suceder Luizianne Lins, não sendo eleito. Em 2014, elegeu-se deputado estadual pelo PT.
Em 2016, concorreu como vice-prefeito na chapa de Luizianne Lins, que posteriormente teve a candidatura cassada e ficou inelegível por oito anos, após o fim do julgamento no qual foi condenada por uso de influência política para alterar o curso das eleições de 2012.
Elmano de Freitas se reelegeu deputado estadual em 2018 e se afastou do cargo em 2020 para disputar a prefeitura de Fortaleza, não sendo eleito.