De acordo com a agência de notícia Yonhap, 30 aeronaves da Força Aérea sul-coreanas decolaram na quinta-feira (6) após a detecção dos caças e bombardeiros norte-coreanos.
As aeronaves norte-coreanas estariam realizando manobras nas proximidades da fronteira entre os dois países.
Posteriormente, o Exército sul-coreano, citado pela Yonhap, afirmou que se tratava de oito caças e quatro bombardeiros norte-coreanos que estavam realizando exercícios de treinamento de disparo ar-terra.
A Coreia do Norte considera o lançamento de mísseis balísticos como uma contramedida para os exercícios conjuntos entre EUA e Coreia do Sul, que estão aumentando as tensões na região, disse o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte em comunicado.
Recentemente, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul informou que o porta-aviões dos EUA retornará às águas do mar do Japão em resposta à atividade militar norte-coreana.
Na quarta-feira (5), foi realizada uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a Coreia do Norte. Enquanto os países ocidentais condenaram a Coreia do Norte, a Rússia e China apontaram que as ações norte-coreanas foram, em grande parte, provocadas pela linha de confronto dos Estados Unidos e aliados.
Nos últimos dias, as tensões na península coreana têm aumentado com exercícios militares e disparos de mísseis.