Panorama internacional

Linha de transmissão que fornece energia a reator de Zaporozhie é danificada por bombardeio

Segundo comunicado da Agência Internacional de Energia Atômica, por conta do dano, a usina teve de funcionar temporariamente por meio de seus geradores a diesel.
Sputnik
Uma linha de transmissão que fornece energia a um reator da 6ª unidade da usina nuclear de Zaporozhie foi danificada por um bombardeio. A informação foi dada nesta sexta-feira (7), pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), com base em relatos de funcionários da usina.
Segundo o relato, o bombardeio ocorreu na última quinta-feira (6). "O bombardeio de ontem danificou a linha que fornece energia à unidade 6 da central nuclear de Zaporozhie", disse um comunicado da agência.
Segundo o comunicado, por conta do dano, a usina teve de funcionar temporariamente por meio de seus geradores a diesel.
Operação militar especial russa
Autoridades regionais: AIEA 'fechou os olhos' para bombardeios ucranianos na usina de Zaporozhie
A AIEA não especifica de onde veio o bombardeio. O chefe da agência, Rafael Grossi, viajará para a Rússia no início da próxima semana para discutir a situação em Zaporozhie e a proposta da AIEA de criar uma zona de proteção e segurança nuclear ao redor da usina.
Localizada na margem esquerda do rio Dniepre, Zaporozhie é a maior central nuclear da Europa em número de unidades e produção. Nos últimos meses, ela vem sendo alvo de bombardeios que ameaçam desencadear uma catástrofe nuclear. Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre a autoria dos ataques.
Em setembro, uma missão da AIEA, com a participação de Grossi, visitou a usina para avaliar a situação.
Comentar