Três foguetes foram disparados neste sábado (8) contra a base, localizada a cerca de 10 quilômetros da vila de Bashiqa, na região de Nínive. As informações foram publicadas pelo Shafaq News.
Os foguetes erraram o alvo, de acordo com a publicação. Enquanto dois dos foguetes caíram perto da base, o terceiro caiu em uma aldeia nas proximidades da base.
Em maio deste ano, um grupo conhecido como Ahrar Sinjar assumiu a responsabilidade por ataque de drones contra a mesma base turca.
Segundo a mídia local, um civil iraquiano foi morto nas explosões. Este ataque ficou conhecido por ter sido o primeiro a usar drones explosivos contra uma base turca no Iraque.
A Turquia lançou várias operações aéreas e terrestres no norte do Iraque contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que é proibido pela Turquia.
O gabinete presidencial iraquiano afirmou que as operações turcas minam a segurança nacional do país. Um conflito militar entre o PKK e as forças do governo turco começou em 1984 e se intensificou em 2015.
Segundo as autoridades turcas, ao longo de 25 anos o PKK teria sido responsável pelas mortes de 40 mil pessoas, incluindo mulheres e crianças.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que, desde julho de 2015, quase 13 mil membros do PKK foram mortos, sendo seis mil dentro da Turquia e outros 6,9 mil fora do país. A Turquia já perdeu mais de 1,2 mil militares em confrontos com o PKK.