O ministro federal de Petróleo e Gás Natural da Índia, Hardeep Singh Puri, disse neste sábado (8) que a Índia compraria petróleo de onde quisesse e que o país tem a obrigação moral de fornecer o combustível a seus cidadãos.
"A Índia consome cinco milhões de barris por dia e está subindo. Então, não, ninguém nos informará sobre isso [...] isso está entendido. Se houver uma questão de como alguém deve lidar com uma situação geopolítica em evolução e quais governos precisam estar envolvidos nas negociações, essas negociações ocorrerão", disse Puri neste sábado (8) segundo o The Indian Express.
Na semana passada, a ministra federal das Finanças, Nirmala Sitharaman, afirmou que as importações indianas de petróleo bruto da Rússia aumentaram para 12% a 13% de todos os seus embarques de combustível, de cerca de 2% em fevereiro.
A Índia comprará petróleo de onde for necessário pela simples razão de que esse tipo de discussão não pode ser levado à população consumidora da Índia... Alguém me disse para parar de comprar petróleo russo? A resposta é um categórico 'não'.
A declaração de Puri vem dias depois que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), liderada pela Arábia Saudita, anunciou que pretendia cortar a produção em 2 milhões de barris por dia a partir de novembro.
Os países ocidentais impuseram várias sanções comerciais a Moscou e os EUA fizeram questão de instar Nova Deli a restringir suas importações de petróleo da Rússia para alinhá-lo com as sanções de Washington.