Eleições 2022

Lula e Bolsonaro medem forças no Nordeste

Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Aracaju antes de seguir para Maceió; Bolsonaro tenta reverter vantagem do adversário na região e dissipar polêmica envolvendo declaração sobre nordestinos.
Sputnik
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) fazem campanha nesta quinta-feira (13) no Nordeste.
Após visitar a Bahia na última quarta-feira (12), Lula viajou para participar de atos em Sergipe e Alagoas. Ele desembarcou pela manhã em Aracaju (SE), onde discursou em um trio elétrico e fez caminhada com apoiadores. Antes deu entrevista coletiva a repórteres, na qual se comprometeu a ter boas relações com governadores caso eleito.
"Na relação de Estado para estado, todos serão tratados bem. Até quem me odeia, até quem fala que não gosta de mim, não tem problema. Não quero casar com o governador, quero governar e ajudar a tratar bem o povo dele", disse Lula.
Lula disse ainda que, caso eleito, dará prioridade ao combate à fome. "A prioridade máxima chega a ser prioridade zero, de tão rápida, que é combater a fome. Não tem explicação científica, econômica para o terceiro maior produtor de alimento do mundo, o [...] maior produtor de proteína animal do mundo não ter comida suficiente", disse Lula, segundo noticiou o Correio Braziliense.
Após o ato em Aracaju, ele segue para Maceió (AL), onde deve desembarcar pela tarde. A visita de Lula ao Nordeste tem como objetivo manter a vantagem do presidenciável na região, onde venceu Bolsonaro em todos os estados.
Bolsonaro iniciou sua viagem pelo Nordeste em Pernambuco. Ele desembarcou na capital, Recife, pela manhã, acompanhado do deputado federal André Ferreira (PL-PE) e do presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, irmão gêmeo de André.
Um dos objetivos da viagem é dissipar a polêmica envolvendo uma declaração sobre nordestinos. No dia 5, em uma live na qual comentou o resultado das eleições, Bolsonaro associou a vitória de Lula no Nordeste ao analfabetismo.
O primeiro compromisso de Bolsonaro será uma reunião com lideranças cristãs em um hotel. Depois ele seguirá para o centro de Recife, onde discursará a prefeitos e lideranças políticas.
Bolsonaro chega ao Nordeste um dia após uma turbulenta visita ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, onde assistiu a uma missa na última quarta-feira (12), em homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida. Na ocasião, apoiadores de Bolsonaro intimidaram um padre que fez um discurso contra a fome, acusando o religioso de fazer campanha para Lula. Eles também intimidaram uma equipe da TV Aparecida, do grupo Rede Aparecida de Comunicação, veículo de mídia oficial da Igreja Católica no Brasil.
Comentar