Segundo ele, é possível que o Cazaquistão também confirme sua adesão ao pagamento em moedas russas.
"Conforme acordos mútuos de gás no âmbito da União Econômica Eurasiática, alguns países concordaram entre si em pagar pelo gás russo apenas em rublos. Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão concordam com isso. O Cazaquistão agora está pensando nessa direção. Eles também querem negociar em moedas nacionais [russas]", disse Kozhoshev.
Para o ministro, o comércio em rublos deve "ganhar impulso". "O rublo russo se fortalecerá, pois os acordos mútuos em moedas nacionais aumentarão em todas as áreas dos países onde são fornecidas matérias-primas e gás russos", afirmou.
Unidade compressora de gás natural russo
© Sputnik / Pavel Palamarchuk
Em abril, Mikhail Evdokimov, chefe do primeiro departamento dos países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) no Ministério das Relações Exteriores da Rússia, informou que os países da União Econômica Eurasiática passaram a trabalhar para abandonar os pagamentos em dólar americano.
"Uma atenção considerável é dada às questões do uso mais alargado das moedas nacionais nos pagamentos mútuos e ao abandono do uso do dólar", afirmou o diplomata.
Na ocasião, ele ressaltou que o uso das moedas nacionais nos pagamentos mútuos da UEE já superava 70% antes mesmo das sanções contra o setor financeiro e bancário russo.