De acordo com as informações, Pyongyang disparou 130 projéteis de artilharia em direção ao mar Amarelo e mais 40 projéteis em direção ao mar do Japão nesta madrugada. Os foguetes caíram fora da zona econômica exclusiva da Coreia do Sul.
Os lançamentos de foguetes norte-coreanos violaram o Acordo Militar Abrangente de 2018, que estabeleceu uma zona marítima tampão entre as duas Coreias para reduzir as tensões militares, disse o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-Yeol.
"Estamos analisando tudo um por um. Sim, é uma violação do acordo de 19 de setembro", disse Yoon citado pela agência de notícias Yonhap.
O presidente acrescentou que Seul estava desenvolvendo "uma postura de prontidão contra as provocações da Coreia do Norte".
Há poucos dias, os norte-coreanos lançaram um míssil balístico de curto alcance em direção ao mar do Japão.
Desde 25 de setembro deste ano, a Coreia do Norte realizou oito lançamentos de teste e mais de 25 desde o início do ano. Pyongyang enfatizou que seus lançamentos estão sendo realizados em resposta à recusa dos EUA e da Coreia do Sul de parar os exercícios militares conjuntos, que Pyongyang acredita ameaçarem a estabilidade regional.