"Criamos a cobertura de defesa antiaérea necessária em todos os níveis e camadas, e na área de elevada altitude, conseguimos testar o sistema Bavar-373 em um alcance de 200 quilômetros. Também iniciamos testes deste sistema a uma distância de 300 quilômetros", disse em discurso no domingo (16) o comandante da Força de Defesa Aérea do Irã, o brigadeiro-general Amir Alireza Sabahifard, avança Mehr News.
Sabahifard assegurou que o Exército do Irã sabe o que está acontecendo em bases "inimigas" na região usando sua rede de radares domésticos avançados.
"Estamos monitorando os inimigos em suas bases. O alcance de nossos radares é de milhares de quilômetros", segundo o comandante iraniano.
Além dos radares, as tropas da força da Defesa Aérea do país têm modernos equipamentos aéreos, de inteligência e de combate, acrescentou.
"Nos últimos anos, enfrentamos limitações de armas e sistemas, usando sistemas da Era da Defesa Sagrada", disse Sabahifard, referindo-se à guerra entre Irã e Iraque de 1980-1988. "Mas hoje, estamos realizando exercícios usando o melhor equipamento doméstico na vanguarda da tecnologia global [militar]. E nossos inimigos sabem que hoje somos o poder absoluto de defesa", disse.
Os Estados Unidos operam quase 20 bases militares diretamente adjacentes ao Irã, com tropas estacionadas em Omã, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Arábia Saudita, Kuwait e Iraque.
No início deste ano, o satélite de vigilância Noor-2 do Irã surpreendeu o Pentágono ao captar uma imagem de satélite de alta resolução do quartel-general da 5ª Frota dos EUA em Manama, Bahrein. Dois anos antes, o Noor-1 divulgou imagens detalhadas da base aérea Al-Udeid a sede do Comando Central dos EUA no Catar.