Uma plataforma móvel foi usada para disparar o míssil de um aeroporto próximo da cidade portuária de Rize por volta das 07h00 (horário local), disseram fontes à agência de notícias, que preferiram preservar suas identidades. O projétil teria voado 561 km antes de cair ao largo da costa do porto de Sinop, a maior distância já percorrida por qualquer arma desenvolvida no país, afirmaram as fontes.
Ainda de acordo com as fontes, sem muitos detalhes, o projeto secreto responsável pelo míssil apelidado de Tayfun (Tufão em turco) está em andamento há vários anos. A Presidência da Indústria de Defesa, que supervisiona o desenvolvimento de armas fabricadas localmente, recusou-se a divulgar qualquer informação sobre o projeto.
A Turquia recebeu um avançado sistema de defesa antimísseis S-400 fabricado pela Rússia, um dos principais adversários da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em 2019, dois anos depois que Ancara assinou um acordo com Moscou para comprar o sistema, na esperança de que a cooperação pudesse ajudar no desenvolver seu próprio sistema de defesa contra mísseis balísticos. Os EUA sancionaram a Turquia e a impediram de trabalhar no projeto e receber caças furtivos F-35 da Lockheed Martin Corporation.
A Turquia testou um míssil balístico. Esta manhã, o primeiro míssil balístico de curto alcance Typhoon desenvolvido pela Turquia foi testado. Os testes foram bem-sucedidos, o míssil voou por 561 km de Rize a Sinop — mídia turca