Panorama internacional

Mais de 85% dos americanos acreditam que laços China-Rússia são 'problema sério' para os EUA

Quase três em cada cinco americanos entendem que a parceria da China com a Rússia é um problema muito sério para os Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa publicada pelo Pew Research Center.
Sputnik
O respeitado instituto de pesquisa, com sede em Washington, descobriu que 57% dos americanos acham que a parceria é um "problema muito sério", maior do que todas as outras questões pesquisadas.
Pew Research Center questionou o público sobre: o poder militar da China; políticas de direitos humanos; tensões de Pequim com Taiwan; economia internacional; e o presidente Xi Jinping assumindo um terceiro mandato como líder do Partido Comunista Chinês.
Entre 10 e 16 de outubro, o instituto pediu a mais de 5 mil adultos americanos escolhidos aleatoriamente para rotular seis questões relacionadas à China como "problemas muito sérios", "problemas um pouco sérios", "problema não muito sério" ou "não é um problema em si".
Panorama internacional
Aliança de Moscou com Pequim arruína pretensões de Washington à liderança, diz ex-agente secreta
Entre as opções, a parceria China-Rússia foi classificada pelo maior número de americanos – 87% – como um problema "muito sério" ou "um pouco sério".
Embora a parceria da China com a Rússia continue sendo uma das principais preocupações dos americanos, o público que entende que isso é "problema muito sério para os EUA" caiu 5% desde março, quando foi feita outra pesquisa, apenas algumas semanas após a operação especial da Rússia na Ucrânia.
A maioria dos americanos, 54%, também disse que os EUA deveriam continuar a ter políticos de alto escalão visitando Taiwan, mesmo que isso prejudique os laços com Pequim.
Panorama internacional
Pequim critica EUA por tentar impor sanções ao fornecimento de petróleo russo à China
Comentar