A Casa Branca se engajou em conversas com o bilionário Elon Musk sobre a possibilidade de estabelecer o serviço de Internet via satélite Starlink da SpaceX dentro do Irã, relata a Forbes.
As conversas ocorrem no momento em que o país norte-americano busca maneiras de apoiar o movimento de protesto iraniano que explodiu há pouco mais de um mês depois que Mahsa Amini, de 22 anos, morreu em circunstâncias suspeitas após ser detido pela polícia da moralidade do país.
"Estamos com o pé no acelerador para fazer tudo o que pudermos para apoiar as aspirações do povo iraniano. Essa é a nossa política, ponto final. Ao mesmo tempo, é verdadeiramente um movimento iraniano liderado por meninas e se espalhando para outros aspectos da sociedade. E não queremos de forma alguma eclipsar o movimento deles", disse um alto funcionário do governo citado pela mídia.
A administração Biden deu luz verde a Musk no mês passado para posicionar os satélites Starlink para enviar sinais ao Irã, que são essencialmente inúteis sem terminais no solo para recebê-los, relata a mídia.
A ação para levar rede ao país persa veio poucas horas depois que os EUA informaram que podem lançar uma investigação de segurança nacional sobre Musk em relação à sua abordagem ao serviço Starlink na Ucrânia.