Panorama internacional

Coreia do Norte diz que usou lançadores de granadas em resposta a tiros disparados por Seul

Neste domingo (23), a Coreia do Norte afirmou que disparou diversas rodadas de disparos de advertência contra um navio de guerra sul-coreano que supostamente teria cruzado a linha de fronteira entre os países.
Sputnik
A Coreia do Sul afirma que um navio comercial norte-coreano foi o primeiro a atravessar a fronteira marítima às 03h42, no horário local (15h42 no horário de Brasília), segundo informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Já os militares norte-coreanos afirmam que um navio de guerra sul-coreano violou a fronteira marítima.
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, aparece em uma tela em Seul, na Coreia do Sul, falando sobre o lançamento de um míssil pela Coreia do Norte, em 25 de maio de 2022
"Mais uma vez advertimos severamente os inimigos que organizaram provocações marítimas, além do disparo de tiros de artilharia e das transmissões de alto-falantes transfronteiriços", disse um porta-voz do Estado-Maior do Exército Popular da Coreia do Norte (KPA, na sigla em inglês) em um comunicado citado pela agência.
De acordo com a Yonhap, os militares norte-coreanos dispararam dez tiros de advertência contra o navio de guerra sul-coreano, que supostamente violou a fronteira marítima. Já a agência Reuters afirma que a Coreia do Norte disparou dez projéteis de diversos lançadores de foguetes.
Comentar