"Senhor comandante supremo, de acordo com o plano de preparação das Forças Armadas russas, sob sua supervisão estão sendo realizados exercícios de gerenciamento das Forças Armadas russas, durante os quais se realizarão tarefas de condução de um grande ataque nuclear com forças estratégicas ofensivas em resposta a um ataque nuclear inimigo", reportou o ministro.
Durante o treinamento foram lançados mísseis balísticos intercontinentais Yars e Sineva no polígono Kura.
O lançamento dos mísseis Yars foi realizado a partir da base de lançamento Plesetsk, enquanto o míssil balístico Sineva foi lançado a partir do território marítimo do mar de Barents sobre o polígono Kura em Kamchatka.
"No polígono de Kura em Kamchatka foram realizados os lançamentos dos mísseis balísticos intercontinentais Yars a partir da base de lançamento Plesetsk e de um míssil balístico Sineva a partir do território marítimo do mar de Barents. Da realização das tarefas também participaram aviões de longo alcance Tu-95MS, que realizaram lançamentos de mísseis de cruzeiro", afirma o comunicado.
Anteriormente foi relatado que Putin, a partir do centro de gerenciamento no Kremlin, supervisionou o treinamento das forças estratégicas de dissuasão, bem como ouviu o relatório do ministro da Defesa, Sergei Shoigu.
Os últimos exercícios das forças estratégicas de dissuasão com lançamentos de mísseis balísticos sob a liderança de Putin ocorreram em 19 de fevereiro.