"A preparação deste ato terrorista e o treinamento de militares do 73º Centro Especial de Operações Navais da Ucrânia foram realizados sob a orientação de especialistas britânicos localizados na cidade de Ochakov na região de Nikolaev", declarou a entidade militar russa.
Kiev atacou os navios da Frota do Mar Negro da Rússia em Sevastopol por meio de 16 drones aéreos e navais, todos os alvos aéreos foram destruídos, de acordo com o ministério.
"Hoje às 4h20, o regime de Kiev realizou um ataque terrorista contra os navios da Frota do Mar Negro e navios civis que estavam nos ancoradouros externo e interno da base de Sevastopol. O ataque envolveu nove veículos aéreos não tripulados e se sete veículos marítimos autônomos não tripulados. Na sequência das medidas operacionais tomadas pelos navios da Frota do Mar Negro, todos os alvos aéreos foram destruídos", aponta comunicado.
Informa-se também que os navios da Frota do Mar Negro que foram alvo do ataque terrorista asseguravam a segurança do chamado corredor de grãos que é usado para exportar produtos agrícolas de portos ucranianos.
Na sequência do ataque terrorista ucraniano em Sevastopol um caça-minas da Frota do Mar Negro sofreu danos ligeiros por drones navais, indica serviço de imprensa da Defesa russa.
Além disso, o Ministério da Defesa da Rússia disse que representantes da Marinha Real britânica participaram do planejamento e execução do ataque terrorista no mar Báltico em 26 de setembro contra os gasodutos russos Nord Stream 1 e Nord Stream 2.
Na ocasião, a operadora Nord Stream AG informou que os gasodutos sofreram sérios danos e que não há uma previsão para que sejam recuperados.