Uma enorme cratera foi descoberta em Marte pelo Mars Reconnaissance Orbiter, uma das sondas de reconhecimento da NASA, causada pelo impacto de um meteoroide — pequeno fragmento ou corpo rochoso ou metálico que flutua no espaço sideral — em sua superfície.
O impacto aparentemente ocorreu no dia 24 de dezembro de 2021, quando outra nave da NASA, a sonda InSight, detectou um terremoto de magnitude 4 na escala Richter — que mede a intensidades e amplitude de tremores de terra de 1 a 10 — no Planeta Vermelho.
Ao comparar as imagens obtidas pelo Mars Reconnaissance Orbiter antes e depois desse evento, os cientistas conseguiram localizar a cratera em questão, na região conhecida como Amazonis Planitia, uma das zonas mais planas do planeta vermelho. A cratera mede cerca de 150 metros de diâmetro e 21 metros de profundidade.
"É sem precedentes encontrar um novo impacto desse tamanho", disse a cientista planetária, Ingrid Daubar, da Brown University que lidera o grupo de trabalho de Ciência do Impacto da InSight. "É um momento emocionante na história geológica, e tivemos como testemunhar isso."
De acordo com um comunicado divulgado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, acredita-se agora que esta descoberta seja "uma das maiores crateras em formação já testemunhadas em qualquer lugar no sistema solar".