As empresas STM e Roketsan mostraram um novo drone kamikaze na exposição de defesa SAHA, reporta na sexta-feira (28) o portal Defense News.
O Alpagut pesa 45 kg, pode ser equipado com uma ogiva de 11 kg de vários tipos, e está previsto ser lançado de plataformas aéreas na primeira fase do projeto, incluindo a partir de drones como o TB-3. No entanto, também é planejada a fabricação de variantes terrestres e navais.
Ismail Demir, chefe da Agência da Indústria da Defesa (SSB, na sigla em turco) da Turquia, disse em uma cerimônia para marcar a ocasião que a nova arma será eficaz contra alvos em terra e no mar, incluindo "sistemas de radar e comunicações, instalações críticas como centros de comando e alvos de oportunidade".
Um executivo da STM também afirmou que a empresa planeja completar todos os testes de voo do novo drone até o final de 2023, e atingir a prontidão operacional.
Ao mesmo tempo, a empreiteira turca Titra Technology, que tem desenvolvido o Alpin, o primeiro helicóptero não tripulado do país, também apresentou seu drone Deli (significa "louco" em turco) durante a exposição.
Deli pode ser lançado manualmente ou por catapulta. Ele tem um peso máximo de decolagem de 13 kg e uma ogiva de 3,1 kg. O veículo aéreo não tripulado pode ficar operacional em menos de 15 minutos, tem um alcance de 85 quilômetros, podendo voar por cerca de 75 minutos a uma velocidade de 80 quilômetros.