A Turquia apresentou um novo drone naval, o MIR, um navio não tripulado para combater submarinos, informou na quinta-feira (3) o portal Defense News.
A arma foi revelada pela Agência da Indústria da Defesa (SSB, na sigla em turco) turca. Ela terá um leque de mísseis desenvolvido pela empresa turca Roketsan, um sonar e também capacidades de guerra eletrônica.
A embarcação será igualmente capaz de realizar operações de busca e salvamento, e possui recursos de interoperabilidade para ser usada com outros navios tripulados ou não tripulados.
Segundo Ismail Demir, diretor da organização, além de ter autonomia, o drone também poderá ser controlado remotamente ou por uma tripulação a bordo.
"O MIR oferecerá um amplo espectro de opções ao usuário [...] incluindo instrumentos de guerra multifuncionais", comentou Demir.
"O MIR entrará no inventário dos militares assim que seu sonar avançado for integrado ao sistema", assegurou.
O navio foi desenvolvido por uma parceria da Aselsan, especialista em eletrônica militar e a maior empresa de defesa da Turquia, com a Sefine, um estaleiro naval privado turco, segundo o Defense News.