Parceria militar turca desenvolve navio não tripulado antissubmarino (FOTOS)

Duas empresas da Turquia cooperaram para criar um veículo MIR, uma embarcação militar autônoma que também pode ser usada em operações de busca e salvamento.
Sputnik
A Turquia apresentou um novo drone naval, o MIR, um navio não tripulado para combater submarinos, informou na quinta-feira (3) o portal Defense News.
A arma foi revelada pela Agência da Indústria da Defesa (SSB, na sigla em turco) turca. Ela terá um leque de mísseis desenvolvido pela empresa turca Roketsan, um sonar e também capacidades de guerra eletrônica.
A embarcação será igualmente capaz de realizar operações de busca e salvamento, e possui recursos de interoperabilidade para ser usada com outros navios tripulados ou não tripulados.
Navio não tripulado antissubmarino MIR em navegação
Segundo Ismail Demir, diretor da organização, além de ter autonomia, o drone também poderá ser controlado remotamente ou por uma tripulação a bordo.
"O MIR oferecerá um amplo espectro de opções ao usuário [...] incluindo instrumentos de guerra multifuncionais", comentou Demir.
"O MIR entrará no inventário dos militares assim que seu sonar avançado for integrado ao sistema", assegurou.
O navio foi desenvolvido por uma parceria da Aselsan, especialista em eletrônica militar e a maior empresa de defesa da Turquia, com a Sefine, um estaleiro naval privado turco, segundo o Defense News.
Comentar