O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (4) ser a favor da evacuação de civis de partes da região de Kherson, como forma de proteger a população local de uma das mais disputadas regiões no conflito entre Rússia e Ucrânia.
"Claro que aqueles que vivem em Kherson devem ser retirados das zonas mais perigosas, pois a população civil não deve sofrer", disse Putin, em discurso no âmbito do Dia da Unidade Nacional da Rússia.
Nas últimas semanas, o governo russo vem retirando civis da região de Kherson, por meio de balsas cruzando o rio Dnieper. O regime de Kiev acusa a Rússia de fazer deportações forçadas, o que Moscou classifica como uma falácia. Prova disso é que Kiev vem fazendo constantes disparos de mísseis Himars na região onde os civis são evacuados. Um desses ataques, ocorrido em 20 de outubro, deixou 10 civis feridos e três mortos, incluindo crianças.
Nesta sexta-feira, um toque de recolher de 24h foi decretado em Kherson. O anúncio foi dado pelo vice-chefe da administração regional, Kirill Stremousov, que destacou que o toque de recolher será ininterrupto.