Panorama internacional

Enquanto Putin e Raisi discutem cooperação econômica, Scholz defende novas sanções contra o Irã

Líderes conversaram sobre colaboração tanto na esfera econômica, como na política e dos transportes. Ao mesmo tempo, chanceler alemão diz que quer "aumentar" a pressão sobre o país persa.
Sputnik
O presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega iraniano, Ebrahim Raisi, discutiram hoje (12) por telefone várias questões da agenda bilateral entre ambos os países. De acordo com o Kremlin, o foco da ligação foi o reforço da cooperação nas esferas política e econômica, incluindo transporte.
"Vários assuntos urgentes da agenda bilateral foram discutidos, com foco no fortalecimento da cooperação nos campos político, comercial e econômico, incluindo transporte e logística", disse o Kremlin em um comunicado.
Ao mesmo tempo, foi acordado que os contatos entre os departamentos relevantes da Rússia e do Irã seriam intensificados.
Panorama internacional
'Podem comprar carvão para europeus': general do Irã zomba de sanções introduzidas pela UE
Também neste sábado (12), o chanceler alemão, Olaf Scholz, disse que é a favor de uma nova rodada de sanções da União Europeia contra a República Islâmica na próxima semana, segundo a Reuters.

"Queremos continuar a aumentar a pressão sobre o Irã e a liderança política", afirmou Scholz.

No final de outubro, o Conselho da União Europeia adotou sanções contra o país persa pelo suposto "apoio militar à Rússia", conforme noticiado.
Comentar