As forças de ocupação dos EUA na Síria transportaram um novo carregamento de petróleo para fora do país, comunicou na segunda-feira (14) a agência síria SANA.
A transferência dos 76 caminhões-cisterna da região de Jazira foi executada em cooperação com as Forças Democráticas da Síria (SDF, na sigla em inglês) antigovernamentais.
O hidrocarboneto foi levado através do ponto fronteiriço de Al-Mahmoudiya, para as bases militares americanas no norte do Iraque.
No sábado (12) 94 veículos dos EUA transportaram petróleo da Síria para o Iraque, em uma das maiores tais ações de Washington na região.
A Síria menciona frequentemente os EUA como retirando do país seus recursos naturais, particularmente o petróleo e trigo, mas também o gás, forçando países como a Rússia e o Irã a fornecer Damasco com suas próprias provisões para evitar a fome. Antes da guerra, a Síria era autossuficiente do ponto de vista alimentar.
O governo sírio não reconhece a presença de nenhumas forças estrangeiras no país, excluindo da Rússia, as quais convidou explicitamente.