Panorama internacional

Em conversa olho no olho, Trudeau fala para Xi sobre preocupações de 'interferência' da China

Autoridades se encontraram na cúpula do G20 e, em encontro informal em um salão lotado de pessoas, primeiro-ministro canadense foi direto ao expressar suas preocupações sobre supostas interferências chinesas em seu país.
Sputnik
Em conversa em um salão lotado de pessoas durante o G20, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, levantou "sérias preocupações" sobre a suspeita de interferência doméstica da China em conversas com o presidente chinês, Xi Jinping, nesta terça-feira (15).
Os líderes também discutiram a operação russa da Ucrânia, Coreia do Norte e a importância da cúpula de dezembro em Montreal "para proteger a natureza e combater as mudanças climáticas", disse uma fonte do governo canadense à Reuters. Xi e Trudeau também falaram sobre "a importância do diálogo contínuo", disse a fonte.
Uma foto mostra os dois líderes se encarando em uma sala lotada onde conversaram por cerca de 10 minutos. O contexto pode se compara a uma reunião a portas fechadas de três horas e meia entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e Xi na segunda-feira (14).
"Trudeau e o presidente chinês Xi Jinping se encontram frente a frente no G20 na Indonésia|CBC News"
As tensões diplomáticas entre o Canadá e a China estão altas desde a detenção do executivo da Huawei, Meng Wanzhou, em 2018, e a subsequente prisão de dois canadenses em Pequim por acusações de espionagem.
Ainda hoje (15), o pesquisador Yuesheng Wang foi preso no Canadá acusado de espionagem por supostamente tentar roubar segredos comerciais para Pequim, relata a mídia.
Procurada pela reportagem, a Embaixada da China em Ottawa não respondeu imediatamente para confirmar a reunião ou os pontos de discussão.
Comentar