O atual chefe de Estado foi reeleito neste domingo (20) com 82,02% dos votos. Pesquisas de boca de urna de três institutos de pesquisa apontavam que Tokaev venceria a corrida presidencial com mais de 82% dos votos.
"Não houve restrições para ninguém, todos os eleitores tiveram liberdade de escolha; esta campanha eleitoral foi justa e aberta", disse o atual presidente, sublinhando que as eleições abriram uma "nova era política" e que todas as instituições governamentais vão ser reformadas .
Em discurso após a divulgação das pesquisas, Tokaev disse que as eleições presidenciais antecipadas foram realizadas de acordo com a lei e que todos os candidatos tiveram oportunidades iguais. Ele celebrou o amplo apoio que obteve e disse que pretende justificar a confiança depositada nele pelo povo.
"Esta campanha sem dúvida ficará em nossa história. Os resultados da pesquisa boca de urna foram anunciados. Claro, estamos aguardando os resultados oficiais das eleições. No entanto, já podemos dizer que o povo expressou a confiança em mim como presidente. Devemos justificar essa confiança do povo. Portanto, a partir de hoje, 21 de novembro [no horário local], todos devemos trabalhar", disse ele.
O presidente disse ainda que as eleições no Cazaquistão deram início a uma "nova era política" e que todas as instituições do governo serão reformadas. Ele acrescentou que a economia cazaque passará por "mudanças fundamentais".