Alemanha sugere dar à Polônia sistema Patriot após queda de míssil mortal

A ministra da Defesa alemã contou que a Polônia poderá receber sistemas de defesa antimíssil Patriot como resposta a uma queda de míssil na semana anterior, que matou duas pessoas.
Sputnik
A Alemanha ofereceu à Polônia sistemas de defesa antimíssil Patriot para proteger seu espaço aéreo após o recente incidente com um míssil que explodiu dentro do seu território, anunciou no domingo (20) Christine Lambrecht, ministra da Defesa alemã, em declarações a dois jornais.
"Nós oferecemos apoio à Polônia para proteger o espaço aéreo, com nossos Eurofighter e com sistemas de defesa antiaérea Patriot", disse Lambrecht aos jornais alemães Rheinische Post e General Anzeiger.
Os sistemas Patriot são construídos para interceptar mísseis inimigos que se aproximam.
Panorama internacional
Analista: 'atores hostis' tentam se aproveitar do incidente com míssil na Polônia em seu benefício
Berlim já informou após o incidente na Polônia que ofereceria ajuda para ela policiar seu espaço aéreo com Eurofighter alemães.
Um ou dois mísseis, segundo vários relatos, caíram na terça-feira (15) na Polônia e mataram duas pessoas, algo pelo qual Kiev culpou a Rússia como sendo um suposto ataque deliberado. Os altos responsáveis e a mídia ocidentais, por sua vez, creem que se trataram de mísseis de defesa antiaérea que foram lançados para interceptar um míssil russo, mas neste momento ainda decorre uma investigação do evento.
Desde o começo da operação militar especial da Rússia na Ucrânia os países da OTAN têm reforçado suas defesas antiaéreas, particularmente através de sistemas Patriot, dois dos quais foram implantados na Eslováquia. Em 13 de outubro, 15 países europeus assinaram uma declaração que prevê a criação do Escudo Europeu Skyshield, um sistema de comunicação europeu integrado para que os Estados-membros da OTAN detenham ameaças aéreas e de mísseis.
Comentar