Ciência e sociedade

Desenterram em antiga cidade da Turquia selo de 2.400 anos com deus grego Apolo (FOTOS)

Durante escavações em Izmir, no oeste da Turquia, arqueólogos encontraram um selo que pertencia a antiga cidade de Klazomenai.
Sputnik
O sítio arqueológico de Klazomenai faz parte da chamada Liga Jônia – uma confederação formada em meados do século VII a.C. e composta por 12 cidades jônias.

"Encontramos um selo de 2.400 anos feito de barro com entalhe do deus do sol grego Apolo do século IV a.C.", disse o diretor de escavação, o professor Yasar Ersoy.

A área de manufatura de produção de azeite de Klazomenai, que é uma das primeiras na região do Egeu a sobreviver até os dias de hoje, mostra a existência da produção em massa nos tempos antigos. A área data do século VI a.C. e, além disso, foi o centro da produção de cerâmica do período antigo, escreve Arkeonews.
"Graças à grande variedade de descobertas obtidas durante as escavações realizadas na cidade, vemos as dimensões dessa atividade", explicou Ersoy.
Enfatizando que havia artefatos muito importantes desenterrados nas escavações deste ano, o professor ressaltou que "encontramos um selo de terracota feito de barro [exibindo] a cabeça de Apolo, que também conhecemos das moedas Klazomenai".
"Este selo é o primeiro exemplar. Porque sabemos de vasos que foram lacrados com selos criados a partir de moedas associadas à cidade, mas o selo nunca havia sido encontrado. Podemos dizer que foi encontrado o primeiro selo da cidade", concluiu o diretor de escavação.
Ciência e sociedade
Descobrem em túmulo na China bonecos milenares de terracota de dançarinos e músicos (FOTOS)
Comentar