Putin prometeu fornecer informações relevantes aos chefes de Estado da OTSC durante uma reunião em modo fechado, durante o seu discurso na cúpula da OTSC em formato estreito.
"Informações separadas serão fornecidas sobre a situação relacionada aos acontecimentos na Ucrânia", disse o presidente.
Relativamente ao Afeganistão Putin disse que a situação nesse país continua complexa, o perigo de infiltração de militantes nos países da OTSC continua elevada.
"Partilho as preocupações dos colegas que falaram sobre a situação no Afeganistão. Ela, naturalmente, continua complexa. O risco de infiltração de combatentes de várias organizações terroristas internacionais no território dos países da OTSC permanece elevado […]", disse presidente russo.
Além disso, ele notou que o trabalho no âmbito da OTSC proporciona benefícios tangíveis, protege os interesses nacionais e a soberania dos países participantes da organização.
Rússia ajudará a contribuir para a estabilização da situação no Afeganistão, a prioridade é estabelecer um governo inclusivo no país, afirmou Putin.
No decorrer da reunião Putin falou sobre a expansão da cooperação técnico-militar entre os Estados-membros da OTSC. Ele observou que através dos serviços especiais e agências de segurança são realizadas atividades operacionais conjuntas de combate ao terrorismo e ao extremismo, entre outras.