Panorama internacional

MRE da Rússia convoca embaixador da Noruega em Moscou após prisão de cidadãos russos

Oslo prendeu cidadãos russos que supostamente usaram drones de forma ilegal, entretanto, Moscou afirma que sentenças têm motivação política.
Sputnik
O embaixador norueguês na Rússia, Robert Kvile, foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta segunda-feira (28), informou o ministério.
"O embaixador do Reino da Noruega, Robert Kvile, foi convocado pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia em 28 de novembro em conexão com as detenções e julgamentos ocorridos nos últimos meses contra cidadãos russos sob a acusação de uso ilegal de veículos aéreos não tripulados", diz o comunicado da pasta.
Kvile foi informado sobre a inadmissibilidade de tais práticas, bem como que as sentenças contra cidadãos russos têm motivação política e nada têm a ver com os princípios da Justiça justa e imparcial.
Panorama internacional
BRICS é modelo de diplomacia multilateral e conceito de cooperação, diz MRE russo
Moscou também convocou Oslo a abandonar as ações russofóbicas e a perseguição de cidadãos russos com base na nacionalidade.
Após o início da operação especial russa na Ucrânia, a Noruega proibiu que os russos que vivem no país usassem qualquer tipo de drones. Nos últimos meses, sete cidadãos russos foram detidos por violar esta proibição, tendo ficado em prisão preventiva.
Comentar