"Em 30 de novembro de 2022 a Força Aeroespacial da Rússia e a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China realizaram mais um patrulhamento aéreo conjunto na região da Ásia-Pacífico. O grupo aéreo composto por bombardeiros portadores de mísseis estratégicos Tu-95MS da Força Aeroespacial da Rússia e bombardeiros estratégicos H-6K da Força Aérea do ELP efetuou um patrulhamento aéreo sobre os mares do Japão e da China Oriental", ressalta o comunicado.
A entidade militar russa acrescentou que a duração do voo dos bombardeiros russos foi de aproximadamente oito horas. As aeronaves foram acompanhadas por caças Su-30SM e Su-35S da Força Aeroespacial.
Patrulhamentos desta natureza da Rússia e China foram conduzidos em maio deste ano, a missão durou cerca de 13 horas e no decorrer dela em algumas partes do trajeto as aeronaves foram escoltadas por aviões sul-coreanos e japoneses.
Os bombardeiros Tu-95MS são o componente aéreo da tríade nuclear da Rússia. Estas aeronaves são capazes de transportar mísseis de cruzeiro estratégicos de longo alcance e atingir alvos na retaguarda nos teatros de guerra continentais.