Nesta quinta-feira (1º) o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que está preparado para conversar com o presidente russo, Vladimir Putin, se houver interesse por parte de Moscou em encerrar sua operação militar especial na Ucrânia.
"Estou preparado para falar com o Putin se de fato houver interesse em ele de decidir [se] ele está procurando uma maneira de acabar com a guerra [operação]. Ele ainda não fez isso. Estou preparado se [Putin] estiver disposto a conversar para descobrir o que está disposto a fazer", disse Biden em uma coletiva de imprensa junto com o presidente da França, Emmanuel Macron.
Porém, Biden sublinhou que só teria tal conversa depois que conversasse com seus parceiros da Aliança Atlântica: "mas só farei [o diálogo] em consulta com meus aliados da OTAN, não farei isso sozinho".
Já Macron disse que continuará conversando com o presidente russo e que discutiu o assunto com Biden hoje (1º).
"De fato, continuarei conversando com o presidente Putin e, de fato, conversamos sobre isso esta manhã com o presidente Biden porque tentamos constantemente evitar a escalada e obter resultados muito concretos", disse Macron.
Após o encontro dos dois mandatários na Casa Branca, os dois governos apresentaram uma declaração conjunta sobre uma série de temas, incluindo Irã, Rússia, China e cooperação tecnológica, conforme noticiado.