Mikhail Ulianov, representante permanente da Rússia em organizações internacionais em Viena, Áustria, apontou a China, o Irã e a Rússia como um novo triângulo na diplomacia internacional, após consultas sobre questões de interesse mútuo realizadas entre os três países.
"As missões permanentes da China, Irã e Rússia realizaram consultas produtivas trilaterais sobre questões de interesse mútuo. Isto não parece um novo triângulo na diplomacia multilateral: China, Irã e Rússia?", sugeriu.
Ulianov disse que este formato poderia facilmente se expandir, porque muitos países são a favor de um mundo multilateral.
O diplomata russo tem promovido o regresso ao Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), ou acordo nuclear do Irã, assinado em 2015, mas do qual os EUA saíram em 2018. As negociações retomaram em abril de 2021, mas neste momento estão interrompidas.
Anteriormente, Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, disse durante uma reunião com seu homólogo russo Sergei Lavrov à margem da cúpula do G20 na Indonésia, que a China estava pronta para trabalhar com a Rússia e com os países que partilham da mesma opinião para promover energicamente a multipolaridade no mundo.