"Hoje, a #EUMAM atingiu sua plena capacidade operacional inicial. 1.100 soldados já estão sendo treinados. A missão vai gerar ofertas de treinamento para atender às necessidades ucranianas e vamos fornecer recursos: € 16 milhões [$ 16,8 milhões] para equipamentos letais para finalidades de treinamento", disse Borrell no Twitter na noite de sexta-feira (2).
Borrell visitou um local de treinamento das unidades na Polônia hoje (2) e se reuniu com o primeiro grupo de recrutas ucranianos.
Em meados de novembro, o Conselho da União Europeia confirmou o lançamento da Missão de Assistência Militar da União Europeia em apoio à Ucrânia e concordou com o financiamento adicional para aumentar a capacidade das Forças Armadas ucranianas. A missão foi projetada para treinar pelo menos 15 mil soldados ucranianos.
Desde que a Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro, os países ocidentais têm fornecido a Kiev ajuda humanitária, militar e financeira. Moscou denunciou o fluxo de armas para a Ucrânia de seus aliados ocidentais, dizendo que isso acrescenta combustível ao fogo.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga contendo armas para a Ucrânia se tornaria um alvo legítimo para a Rússia.