Panorama internacional

Japão planeja construir até 8 usinas termelétricas movidas a GNL até 2030, diz mídia

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão está considerando construir sete ou oito usinas termelétricas a gás natural liquefeito (GNL) e colocá-las em operação até 2030, informou um jornal japonês neste domingo (4).
Sputnik
De acordo com o jornal Nikkei, as novas usinas movidas a GNL podem cobrir até 3% da demanda máxima do Japão no inverno e no verão, acrescentando que a sua construção exige investimentos no valor de cerca de US$ 745 milhões (cerca de R$ 3,9 bilhões).
Segundo o jornal, o ministério vai cooperar com empresas privadas para cobrir os custos das novas usinas, que terão uma capacidade total de 6.000 megawatts.
O jornal também informou que o principal objetivo do projeto seria fazer frente à projeção de escassez de energia nos próximos anos em meio às incertezas do mercado internacional.
Ainda na quinta-feira (1º), uma campanha de economia de energia durante o período de inverno começou no Japão pela primeira vez em sete anos, com o governo pedindo às pessoas e empresas que reduzam as temperaturas de aquecimento e tomem outras medidas para limitar o uso de eletricidade em meio a preocupações com possíveis problemas de abastecimento de energia.
Panorama internacional
O que é a crise energética e por que uma crise global de energia está ocorrendo hoje?
Comentar