O anúncio de Erdogan ocorreu durante um encontro com a juventude turca na cidade de Sanliurfa, no sudeste do país.
"Como sabem, [o presidente russo Vladimir] Putin apresentou um projeto para um centro de gás na Turquia para redistribuir gás na Europa. Estamos agora nos preparando para isso", disse o mandatário turco.
Em sua declaração, Erdogan acrescentou que as iniciativas envolvendo gás natural não se limitam ao desenvolvimento de campos nos mares Negro e Mediterrâneo.
Técnicos turcos caminham na instalação de armazenamento de gás natural de Silivri, perto de Istambul, Turquia, 7 de janeiro de 2009
© AP Photo / Murad Sezer
Em 12 de Outubro, Putin disse que Moscou poderia redirecionar o trânsito de gás dos gasodutos danificados do Nord Stream para a Turquia. Já em 14 de outubro, Erdogan disse que os dois líderes instruíram as instituições relevantes em ambos os países para que iniciassem a implementação do projeto. O presidente turco também afirmou que Ancara espera concluir a construção do gasoduto em novembro.
A Turquia pretende cobrir parcialmente as suas necessidades de combustível através da extração de gás do mar Negro, sendo a Rússia o principal fornecedor. Espera-se que o centro de distribuição de gás esteja localizado na região da Trácia, na parte europeia da Turquia.