Panorama internacional

Teto de preços para petróleo russo pode desencadear fragmentação do mercado global, diz diplomata

Após a introdução de um limite para os preços do petróleo da Rússia, a fragmentação do mercado mundial vai se tornar uma realidade, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, nesta terça-feira (6).
Sputnik
"Para tentar 'pressionar' a Rússia com mais força, para encontrar maneiras de complicar nossas vidas, os fundamentos do funcionamento da economia mundial estão sendo violados. Acho que chegou o momento em que sua fragmentação em várias direções se tornará uma realidade", disse Ryabkov a repórteres.
Para o diplomata, o Ocidente vai enfrentar uma instabilidade crescente nos mercados devido à adoção desta medida, enquanto a Rússia não vai ter problemas para encontrar novos compradores.
"Os Estados Unidos, recorrendo a esse tipo de técnica e puxando seus próprios aliados na Europa para seguir suas decisões, em geral, estão mordendo a mão que os alimenta", disse Ryabkov.
Quando questionado sobre o canal de comunicação estabelecido entre o diretor do Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia, Sergei Naryshkin, e o diretor da CIA, William Burns, Ryabkov observou que Moscou não comenta a possibilidade de um novo encontro.
"Este é um formato fechado. Não tenho oportunidade nem motivo para comentar sobre isso", disse o vice-ministro a repórteres.
Panorama internacional
Após implementação do teto de preços ao petróleo russo, mercado registra alta no valor do barril
Comentar