Operação militar especial russa

Exército da Ucrânia mata 2 e fere 10 em bombardeio a centro recreativo em Melitopol

Duas pessoas morreram e outras dez ficaram feridas em um bombardeio ucraniano contra um centro recreativo na cidade de Melitopol, na região de Zaporizhie, segundo informou Vladimir Rogov, funcionário da administração regional, neste sábado (10).
Sputnik
Três dos feridos estão em estado grave. O centro recreativo foi completamente destruído, segundo informações das autoridades locais.
Panorama internacional
Explicando os Acordos de Minsk: por que o não cumprimento dos pactos levou à operação na Ucrânia?
Neste sábado (10), os sistemas de defesa aérea foram ativados na cidade.
Dois mísseis ucranianos foram derrubados, enquanto o restante atingiu seus alvos, que são infraestruturas civis em uma cidade na qual não há conflito, de acordo com Rogov.
Ele especificou que as tropas ucranianas fizeram quatro ataques direcionados em um distrito de chalés nos arredores de Melitopol.
Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (Himars, na sigla em inglês) foram usados nos ataques.

"O centro recreativo foi completamente destruído. [Foi] onde pessoas, civis, jantavam e funcionários estavam de plantão na noite de sábado. Segundo dados preliminares, há dois mortos e dez feridos", disse Yevgeny Balitsky, chefe da administração regional de Zaporozhie.

Enquanto isso, as autoridades regionais de saúde disseram que pelo menos três pessoas estão em estado crítico no hospital de Melitopol.
Panorama internacional
Negativa da Alemanha de envio de sistemas Patriot à Ucrânia gera tensão dentro da OTAN, diz mídia
Em 30 de setembro, o presidente russo Vladimir Putin e os chefes das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, bem como das regiões de Kherson e Zaporozhie, assinaram acordos sobre a adesão desses territórios à Rússia, após referendos que mostraram que uma esmagadora maioria da população local apoiou tornar-se parte da Rússia.
A Rússia lançou sua operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro, depois que as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk pediram ajuda para se defenderem das provocações ucranianas. Em resposta à operação da Rússia, os países ocidentais lançaram uma ampla campanha de sanções contra Moscou e forneceram armas à Ucrânia.
O coordenador do Conselho de Segurança Nacional dos EUA para Comunicações Estratégicas, John Kirby, anunciou na sexta-feira (9) que os Estados Unidos forneceriam outro pacote de ajuda militar de US$ 275 milhões (R$ 1,4 bilhão) para a Ucrânia.
Comentar