Operação militar especial russa

Mais da metade da República Popular de Donetsk foi libertada das tropas ucranianas

Mais da metade do território da República Popular de Donetsk (RPD) foi libertado das tropas ucranianas, disse o chefe interino da RPD, Denis Pushilin.
Sputnik
"Pouco mais de 50% do território da República Popular de Donetsk foi liberado. Se estamos falando sobre a população, e isso é o mais importante para nós, então o número é muito maior", anunciou Pushilin.
Segundo ele, "a tarefa é liberar todo o território da RPD dentro dos limites constitucionais. Nossas unidades estão fazendo o possível para que isso aconteça o mais rápido possível", afirmou.
Ainda hoje (12), mais cedo, Denis Pushilin confirmou o avanço das tropas russas ao longo de toda a linha de contato em Donbass. Ele ainda apontou que "em algumas áreas, [o avanço] é de 100 a 200 metros por dia, mas em alguns lugares importantes [em que batalhas estão ocorrendo com mais intensidade], é de dez a 20 metros".
Atualmente, as tropas russas estão travando batalhas ferozes pela cidade de Artyomovsk (Bakhmut), localizada na parte da RPD controlada por Kiev, e ao norte da grande cidade de Gorlovka, onde há um importante centro de transporte para abastecer o agrupamento de tropas ucranianas em Donbass. Uma rede de estradas e ferrovias passa por esta cidade.
Operação militar especial russa
Forças russas libertam povoado na RPD e eliminam mais de 100 militares ucranianos, diz MD
Nos povoados de Rodinskoe e Pavlovka, na RPD, as tropas russas derrubaram duas aeronaves MiG-29 e dois helicópteros ucranianos Mi-8.
O tenente-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, relatou que os militares russos continuam as ações ofensivas na direção de Donetsk, repelindo com sucesso os contra-ataques ucranianos. Ele salientou que as perdas do adversário nesta direção totalizaram até 30 militares, dois veículos de combate de infantaria e três picapes.
No decorrer na operação militar especial as tropas russas atingiram nas últimas 24 horas mais de 230 alvos das Forças Armadas da Ucrânia, de acordo com Konashenkov.
Ao todo, desde o início da operação militar especial foram eliminados 343 aviões, 183 helicópteros, 2.653 drones, 396 sistemas de defesa antiaérea, 7.076 tanques e outros veículos blindados de combate, 928 lançadores múltiplos de foguetes, 3.678 peças de artilharia de campanha e morteiros e 7.568 veículos militares especiais, concluiu o comunicado.
Operação militar especial russa
Rússia atinge 2 locais de mercenários estrangeiros em Donetsk e destrói estação de radar dos EUA
Comentar