Panorama internacional

'Mentalidade da Coreia do Norte': chanceler grego critica Erdogan por fala sobre mísseis em Atenas

Nesta segunda-feira (12), o ministro das Relações Exteriores da Grécia, Nikos Dendias, afirmou que é inaceitável a Turquia, como país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), ameaçar outro membro da aliança militar ocidental.
Sputnik
O comentário do chanceler diz respeito a uma declaração recente do presidente turco de que um míssil balístico turco Tayfun teria capacidade de atingir Atenas. Em outubro, Ancara testou o míssil Tayfun no mar Negro. Erdogan chamou o teste de sinal, embora sem especificar a quem se destinava a fala.
"É inaceitável e totalmente condenável que se façam ameaças de um ataque com mísseis contra a Grécia por parte de um país aliado, membro da aliança da OTAN", disse Dendias às margens do Conselho dos Relações Exteriores da União Europeia (EU), em Bruxelas.
O ministro chamou ainda a declaração de Erdogan de uma manifestação de "mentalidade da Coreia do Norte" que não deve ser tolerada dentro da OTAN.
Caças gregos F-16 Viper sobrevoam a base da força aérea de Tanagra a cerca de 74 quilômetros ao norte de Atenas, Grécia, 12 de setembro de 2022
A Grécia e a Turquia, ambos países-membros da OTAN, vivem tensões há décadas devido a reivindicações territoriais no Mediterrâneo e a delimitação das fronteiras marítimas. A Turquia tem acusado repetidamente a Grécia de utilizar armas nas ilhas do mar Egeu, violando o Tratado de Lausanne, de 1923.
Comentar