Panorama internacional

Sérvia acusa enviado dos EUA para Bálcãs de 'assumir papel da ONU'

A primeira-ministra sérvia Ana Brnabic reagiu nesta terça-feira (13) às declarações do enviado especial dos EUA para os Bálcãs Ocidentais, Gabriel Escobar, que afirmou que Washington se opõe "categoricamente" ao retorno de soldados sérvios à região.
Sputnik
Brnabic considerou que o enviado assumiu o papel do Conselho de Segurança da ONU e vai contra a resolução do mesmo órgão, que "estabelece que a Sérvia tem o direito de solicitar o regresso de certo número de suas forças de segurança ao Kosovo".

"Vejo que meu amigo Escobar é mais um político que está vigorosamente contra as resoluções válidas do Conselho de Segurança da ONU", escreveu a primeira-ministra em sua conta oficial no Twitter, acrescentando que Escobar, junto com a ministra das Relações Exteriores alemã Annalena Baerbock e a eurodeputada Viola von Cramon "anularam" a Resolução 1244.

Panorama internacional
Sérvia responde às críticas da Alemanha ao Kosovo: 'Um nível surpreendente de absurdo'
Brnabic ironizou dizendo que a ONU pode parar de organizar reuniões de seu Conselho de Segurança, já que "esta Troika decidirá sobre todos os assuntos globais de agora em diante".

"Uma pergunta, se me permite (com as devidas desculpas a esses grandes líderes): se a Resolução 1244 já não é válida (porque não gostam dela e, portanto, querem lá saber), e se o Acordo de Bruxelas não existe (como disse [o líder da república autoproclamada do Kosovo, Albin] Kurti, e vocês, grandes líderes, nunca desmentiram as suas palavras) e se o Acordo de Washington não é mais que uma coisa do passado (simplesmente já saiu de moda), e a Carta da ONU não se aplica à Sérvia (porque, novamente, vocês, grandes líderes, pensam que não deveria se aplicar), então, com base em que acordo/resolução/princípio devemos atuar?", questionou Brnabic.

"Ou se supõe que devemos consultar seu horóscopo para adivinhar seus desejos e ajudar a salvar a paz mundial?", acrescentou ironicamente a primeira-ministra.
Panorama internacional
Ocidente usa no Kosovo 'os mesmos esquemas' que utilizou na Ucrânia, diz embaixador russo na Sérvia
Comentar